PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Novo Atlas Eólico e Solar do Ceará será lançado na próxima terça-feira

17 de outubro de 2019 - 08:08 # # # #

O primeiro mapeamento eólico do Ceará havia sido realizado no ano 2000 (FOTO: Reprodução)

O primeiro mapeamento eólico do Ceará havia sido realizado no ano 2000 (FOTO: Reprodução)

O Ceará irá lançar, na próxima terça-feira (22), às 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Atlas Eólico e Solar, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), FIEC e Sebrae/CE, com participação dos estudos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Trata-se do primeiro atlas híbrido do país e um novo marco na pesquisa e nos negócios relacionados aos dois tipos de energia no Brasil.

O novo Atlas Eólico e Solar do Ceará é um documento de acesso público, direcionado a profissionais, empresários e investidores do setor de energias renováveis, que irá fornecer informações técnicas sobre os recursos eólico e solar no Estado do Ceará. O objetivo é facilitar a identificação de áreas com bom potencial para geração de energia a partir de fontes renováveis, além de dimensionar o potencial eólico e solar por região do estado, aumentando assim a atratividade do Ceará para investimentos na área.

O primeiro mapeamento eólico do Ceará havia sido realizado no ano 2000. De lá para cá, com o surgimento de novas tecnologias e oportunidades de negócios e investimentos, tornou-se necessário atualizá-lo e incrementá-lo com o acréscimo da energia solar e as possibilidades de aproveitamento simultâneo dos dois recursos. Para atender a essa necessidade, o novo atlas apresenta características e funcionalidades inovadoras.

Além da tradicional versão impressa (livro e mapa de parede), o atlas contém uma plataforma online e interativa na internet (site), uma plataforma voltada para smartphone (versão para Android), livro digital e mapa híbrido eólico e solar, permitindo maior facilidade de acesso aos investidores e interessados na prospecção de áreas para construção de usinas. Outro diferencial da ferramenta é o mapa eólico offshore para indicar as regiões mais promissoras na costa do estado. Visando abranger o maior público possível e potencializar o alcance, o material será disponibilizado em formato bilíngue, com dados em português e inglês.