Ceará tem municípios entre as maiores temperaturas máximas médias em dezembro

2 de dezembro de 2019 # # #

Médio do município está entre as maiores do Brasil em dezembro (FOTO: Reprodução/Prefeitura de Sobral)

Média de  está entre as maiores do Brasil em dezembro (FOTO: Reprodução/Prefeitura de Sobral)

O Ceará tem, em dezembro, conforme o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), municípios na lista daqueles com as maiores temperaturas máximas médias do País.

Conforme a climatologia, Sobral tem máxima média mensal de 35,9°C. Logo atrás vem Morada Nova, com 35,6°C, e os municípios de Crateús, Iguatu e Quixeramobim, todos estes com normal climatológica de 35,1°C, isto considerando somente as cidades do Ceará.

Em relação a novembro, as médias não variam muito, algumas, inclusive, variam para menos. Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, neste período do ano, é comum que as temperaturas sejam mais elevadas, principalmente no interior.

“É comum que o Estado sofra com com temperaturas mais elevadas no segundo semestre de forma geral. No caso de Sobral, soma-se a um maior desenvolvimento urbano e as particularidades do seu microclima, o que contribui para índices mais extremos em relação às demais cidades”, reforça o pesquisador.

No comparativo com os demais municípios do País, Sobral, neste mês, ocupa o 5º lugar no ranking das normais climatológicas. É importante ressaltar que outras áreas do Estado podem apresentar dados semelhantes ou até maiores, pois o monitoramento é parcial, cobrindo áreas específicas.

Em Fortaleza, a média da temperatura máxima mensal é de 31,5°C, o mesmo valor do último mês, que, neste ano, ficou 0,7°C acima da normal climatológica.

Apesar do histórico indicar tais dados, as médias observadas, ao fim do mês, podem ficar abaixo ou acima do esperado, além da própria média em si.

Dados recentes

No último fim de semana, as máximas pontuais foram registradas em Parambu, com 38°C, e em Tauá, que chegou aos 37,8°C, ainda conforme dados da Funceme e do Inmet.