PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão do tempo aponta cenário favorável para chuva no Ceará até, pelo menos, sexta-feira (3)

2 de janeiro de 2020 - 05:00 # # #

áreas mais ao norte do Ceará apresentam cenário mais favorável à chuva (FOTO: Marciel Bezerra)

Áreas mais ao norte e também no extremo sul do Ceará apresentam cenário mais favorável à chuva (FOTO: Marciel Bezerra)

A previsão do tempo emitida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã desta quinta-feira (2) aponta predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro com chuva em todas as macrorregiões.

Conforme o cenário avaliado pelos meteorologistas, o Estado segue com áreas de instabilidade associadas à expressiva umidade relativa do ar e também à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos (Níveis), que encontra-se centrado sobre a Bahia e, como a borda norte deste sistema meteorológico está passando pelo Ceará, o cenário acaba sendo favorável a precipitações. O cenário é semelhante ao observado nos últimos dias.

Diante das atuais condições, a Funceme prevê chuvas mais expressivas até, pelo menos esta sexta-feira (3), quando a tendência é de eventos de chuva no centro sul e isoladas nas demais áreas, ou seja, a área de abrangência deve ser maior para a porção mais ao sul do Estado.

No balanço parcial referente às precipitações do intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, há registros em, pelo menos, 50 municípios, sendo os maiores em Pedra Branca (57 mm), Tabuleiro do Norte (44,6 mm), Redenção (40,5 mm) e Fortaleza (38,2 mm). Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia e, para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.