PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cariri concentra maiores acumulados entre quinta (20) e sexta-feira (21)

21 de fevereiro de 2020 - 08:18 # # #

O sul do Estado segue com condições de chuva (FOTO: Marciel Bezerra)

O sul do Estado segue com condições de chuva (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará registrou chuvas em todas macrorregiões, assim como em, pelo menos, 78 municípios, entre as 7h da última quinta-feira (20) e 7h desta sexta-feira (21), de acordo com balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A macrorregião do Cariri concentrou os maiores acumulados dentro do período observado de 24 horas. Entre as 10 maiores chuvas por posto no dia, oito foram registradas na porção ao sul do Estado:

-Lavras da Mangabeira (Posto: Amaniutuba): 95 mm

-Iguatu (Posto: Iguatu): 83 mm

-Baixio (Posto: Baixio): 73,2 mm

-Cariús (Posto: Carius): 70 mm

-Aurora (Posto: Aurora): 68 mm

-Iguatu (Posto: Bau): 66 mm

-Umari (Posto: Sitio Canto): 66 mm

-Umari (Posto: Umari): 65 mm

-Ipaumirim (Posto: Ipaumirim): 62,5 mm

-Umari (Posto: Cajazerinha): 62 mm

Previsão

Na análise das condições de tempo realizada na manhã de hoje, os meteorologistas da Funceme observaram que o Ceará segue sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que, segundo os resultados dos modelos, dissipa-se hoje à noite.

Nos próximos dias são esperados acumulados de chuva mais significativos na região Jaguaribana e no Cariri. Eles devem ocorrer, principalmente, nos períodos da tarde e noite de hoje e também na madrugada e manhã de sábado (22).

Além disso, há previsão chuvas intensas no noroeste do estado, nos períodos da tarde e noite de amanhã. Já para domingo, há uma tendência de redução nas intensidades no território como um todo. Entretanto, o Cariri deve com maiores chances de precipitações.