PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Centro-sul deve concentrar principais chuvas do Ceará até quinta-feira

24 de março de 2020 - 12:21 # # #

Área está sob influência de uma frente fria (FOTO: Marciel Bezerra)

Área está sob influência de uma frente fria (FOTO: Marciel Bezerra)

O centro-sul do Ceará deverá concentrar as principais até a próxima quinta (26), conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta terça-feira (24).

O cenário se dá, principalmente, pela presença de uma frente fria localizada sobre o oceano na altura do estado da Bahia, à leste do Nordeste. Além disso, embora haja, neste momento, pouca atividade convectiva (formação de nuvens de chuvas mais favoráveis às precipitações) na região onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada (abaixo da linha do Equador), esse sistema indutor também poderá colaborar com formação de chuvas no centro-sul, principalmente, o que inclui, além do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, mas também Ibiapaba e Maciço de Baturité.

Para os próximos dias, as áreas mais ao norte do estado deverão apresentar quantidade menor de chuva, tanto no que diz respeito aos acumulados totais quanto ao percentual total de área com registros.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, há chances de chuva entre madrugada e manhã, porém, passageiras e com acumulados pouco expressivos até quinta.

Balanço

Entre as 7h de ontem e as 7h hoje, balanço parcial indica registros de chuva em, pelo menos, 76 municípios. Os maiores acumulados foram em:

-Potengi (Posto Barreiros de Baixo): 130 mm

-Potengi (Posto Potengi): 106 mm

-Potengi (Posto Vila Alecrim): 100 mm

-Crato (Posto Lameiro): 95.0 mm

-São Benedito (Posto São Benedito): 91.2 mm

Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario