PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará tem início de semana com tendência de eventos de chuva em maior parte do seu território

30 de março de 2020 - 10:06 # # #

Noroeste deve receber maiores acumulados (FOTO: Lindomar Júnior)

Noroeste deve receber maiores acumulados (FOTO: Lindomar Júnior)

As atuais condições de tempo indicam cenários diferentes para cada um dos próximos dias no Ceará até a próxima quarta-feira (1º), segundo projeções da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Para esta segunda (30), a tendência é de nebulosidade variável em todo o estado com eventos de chuva sobre maior parte do Ceará, ficando somente o Cariri com precipitações isoladas, o que quer dizer que esta macrorregião deve receber registros entre 20% e 50% do seu território ao longo do dia. Nas demais, as chuvas poderão ultrapassar a metade das áreas.

ressalta ainda que hoje o Litoral Norte e a Ibiapaba (noroeste) está mais propenso a maiores acumulados em relação às demais porções do estado.

Próximos dias

Já nesta terça (31), as condições apresentadas por resultados de modelos numéricos de tempo e avaliadas pelos meteorologistas indicam que o cenário deve seguir favorável no noroeste e reduzindo no resto do Ceará, que terá, de forma geral, previsão de precipitações isoladas.

Por fim, na quarta, quando há tendência de maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e, com isto, tornando o cenário mais favorável às chuvas, todas as macrorregiões deverão apresentar condições de eventos de chuva. Porém, este cenário será reavaliada até lá.

Fortaleza e RMF

Nesta segunda, a Capital e sua Região Metropolitana têm chances de eventos de precipitações durante a manhã e possibilidade entre tarde e noite. Já na terça e na quarta, os registros tenderão a acontecer, de forma concentrada, entre madrugada e manhã.

Balanço de chuvas

No intervalo entre as 7h deste domingo (29) e as 7h desta segunda, choveu em cerca de 40 municípios conforme dados preliminares da Funceme. Os acumulados mais expressivos foram em General Sampaio com 57 mm e Ipu, que registrou 52 milímetros.

Os dados do intervalo de 24 horas são parciais e serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.