PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Faixa litorânea e Ibiapaba deverão concentrar principais chuvas do CE até sábado

30 de abril de 2020 - 12:02 # # # #

Áreas de instabilidade deverão contribuir para chuvas no norte do CE (FOTO: Janilton Nicolau)
Áreas de instabilidade deverão contribuir para chuvas no norte do CE (FOTO: Janilton Nicolau)

A faixa litorânea e a porção noroeste do Ceará deverão concentrar os maiores acumulados de chuva até o próximo sábado (2). Esta tendência foi observada durante previsão do tempo realizada na manhã desta quinta-feira (30) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme).

De acordo com análise de imagem de satélite, os meteorologistas apontaram, neste momento, a presença de uma banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do Nordeste. Com isto, áreas de instabilidade associadas a este sistema indutor de precipitações pode colaborar para registros de chuva no Ceará neste próximos dias.

Com este cenário, a Funceme indica, para hoje e sexta-feira (1º), eventos de chuva ao longo do litoral e também na macrorregião da Ibiapaba. Nas demais áreas, há possibilidade, porém, com áreas bem reduzidas. 

Já no sábado, a tendência é de precipitações isoladas ainda na faixa litorânea e na Ibiapaba. Ao longo deste três dias, a Funceme aponta nebulosidade variável sobre o todo o território cearense, ou seja, céu variando entre parcialmente nublado e claro.

Balanço

No que se refere ao intervalo entre as 7h desta quarta (29) e as 7h de hoje foram registradas chuvas em, pelo menos, 56 municípios. Os maiores acumulados foram em:

Jaguaruana (Posto Giqui): 71 mm

Itaiçaba (Posto Itaiçaba): 55 mm

Paracuru (Posto Jardim do Meio): 54 mm

Itaiçaba (Posto Elevatório): 42.5 mm

Palhano (Posto Palhano): 39.0 mm

Caucaia (Posto Caucaia): 34.2 mm

Os dados são preliminares e serão atualizados ao longo do dia.