PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme e Cogerh apresentam projeto de gestão de segurança de barragens

16 de junho de 2020 - 10:01 # # #

Estudo em andamento das duas entidades utiliza conceitos de geofísica para contribuir com a segurança de barragens do Ceará

O projeto teve início com estudos no reservatório Jaburu I, na bacia da Serra da Ibiapaba, iniciados ainda em 2019 (FOTO: Reprodução/Cogerh)
O projeto teve início com estudos no reservatório Jaburu I, na bacia da Serra da Ibiapaba, iniciados ainda em 2019 (FOTO: Reprodução/Cogerh)

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) estão desenvolvendo um projeto piloto que contribui para a gestão de segurança das barragens monitoradas no Estado do Ceará. Baseado em estudos geofísicos, a pesquisa em questão será tema de uma das apresentações do 1° Ciclo de Palestras Online do Laboratório de Geofísica de Prospecção da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marcado para o próximo dias 1º de julho, com transmissão direta do canal do Youtube do Laboratório, o evento traz como um dos temas a “Geofísica Preditiva em Segurança de Barragens”. Nesse âmbito, o projeto conjunto das duas instituições será o foco da apresentação. “A pesquisa foca nas novas metodologias que estão sendo construídas, baseadas em geofísica, que visam complementar o sistema de monitoramento de barragens existentes no Estado”, como explica o analista de Recursos Hídricos da Cogerh e participante do estudo, Johny Santos.

O projeto teve início com estudos no reservatório Jaburu I, na bacia da Serra da Ibiapaba, iniciados ainda em 2019. Neste ano, mais quatro barragens foram incluídas”, complementou.

Na prática, o projeto vai ajudar a identificar possíveis anomalias em reservatórios de água. “ Com o projeto, nós buscamos elevar o nível de conhecimento das barragens nas quais a Cogerh é a empreendedora e entregar metodologias que contribuam efetivamente para a gestão em segurança de barragens no Estado do Ceará”, ressaltou Johny.

A apresentação do projeto, que segue em fase de construção, será feita pelo técnico da Funceme e participante do projeto, Walber Cordeiro. Além de estudos de caso no âmbito da Geofísica, o evento também irá abordar os questões como empreendedorismo mercado, e crise no setor de geologia/geofísica em tempos de pandemia.

Serviço:

1° Ciclo de Palestras Online do Laboratório de Geofísica de Prospecção da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Geofísica Preditiva em Segurança de Barragens – Funceme/Cogerh
Data: 1º/07
Horário:16h