PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Semana começa com céu variando entre claro e parcialmente nublado em todas as regiões; litoral tem possibilidade de chuva passageira

19 de outubro de 2020 - 09:50 # #

Proximidade de áreas de instabilidade contribuem para precipitações rápidas (FOTO: Simeon Muller)

Proximidade de áreas de instabilidade contribuem para precipitações rápidas (FOTO: Simeon Muller)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica, em sua previsão diária de tempo, predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado desta segunda (19) até a próxima quarta-feira (21). Porém, há chances de chuva rápida entre os litorais de Fortaleza e Pecém.

Após as precipitações pontuais no início desta manhã que chegaram a cerca de 10 municípios, sendo os maiores acumulados em Palmácia (6,6 mm) e Eusébio (5 mm), a Funceme indica predomínio de nebulosidade variável sobre todo o Estado. Já para esta terça-feira (20), a previsão, neste momento, é de novos registros isolados de chuva entre os litorais de Fortaleza e Pecém.

Já para a próxima quarta, o Ceará deve apresentar apenas céu com cobertura variada ao longo do dia em todas as macrorregiões.

“Chuvas do caju”

O mês de outubro é tipicamente seco. Sua normal climatológica para precipitações é de apenas 3,9 milímetros. Porém, registros pontuais e passageiros não são descartados, principalmente quando há formação de áreas de instabilidade próximo à costa do Estado, além da atuação de sistemas locais, como a brisa terrestre (dispersão de ventos do continente para o mar).

Quando isto ocorre, as precipitações isoladas que caem no território cearense são conhecidas como “chuvas do caju”, pois sua ocorrência coincide com o período de floração e início da frutificação do cajueiro.