PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente recebe apoio da Funceme

17 de novembro de 2020 - 10:28 # #

O programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública (FOTO: Divulgação/Sema)

O programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública (FOTO: Divulgação/Sema)

Equipe do Programa Cientista-Chefe, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), coordenada pelo Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Soares, se reuniu com o Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Prof. Dr. Eduardo Sávio. Na pauta do encontro, ocorrido na manhã desta terça-feira (17), na sede do órgão estadual, o Planejamento Costeiro e Marinho do Estado do Ceará.

De acordo com Marcelo Soares, na ocasião, foram apresentadas e discutidas oportunidades de atuação em conjunto dentro dos objetivos traçados para o Planejamento Costeiro. “Já contamos com 36 pesquisadores das principais instituições de ensino e órgãos de meio ambiente do Estado, além do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU)”, disse.

“Nós também discutimos a possibilidade da criação de um GT para dar continuidade ao Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, assim como colocamos em discussão, projetos e produtos pensados no âmbito do Sistema Integrado de Informações Geográficas (SIG) entre as Secretarias Estaduais e a importância de padronização dos dados georreferenciados, além da disponibilização dos dados em plataformas no formato websig e aplicativos para celular”, completou.

O Presidente da Funceme, Eduardo Sávio, parabenizou e enfatizou a importância do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, “atuando de forma integrada entre as Secretarias do Governo do Estado, bem como a importância da realização de projetos em conjunto entre tais instituições”. Sávio se colocou à disposição para colaborar com os projetos apresentados. Participaram também da reunião os cientistas, Renan Guerra, responsável pelo Sistema de Informações Geográficas (SIG) no Programa e Eduardo Lacerda, responsável pelo Planejamento Costeiro e Marinho.

Sobre programa

O programa Cientista Chefe, criado pelo Governo do Estado e gerido pela Funcap, órgão vinculado a Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Ceará, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Na SEMA/SEMACE, o programa vai atuar em quatro projetos específicos: Planejamento Costeiro e Marinho, Pandemia do COVID-19 e o saneamento urbano, SIG Ambiental (Sistema de Informações Geográficas Ambientais) e a Lista Vermelha da fauna e flora, ameaçadas de extinção no Ceará.