PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ações para a quadra chuvosa de 2021 são discutidas entre Funceme e órgãos da Prefeitura de Fortaleza

11 de janeiro de 2021 - 19:15 # #

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, em coletiva de imprensa, as medidas previstas para melhorar a capacidade de resposta do Município (FOTO: Thiago Gaspar)

O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, em coletiva de imprensa, as medidas previstas para melhorar a capacidade de resposta do Município (FOTO: Thiago Gaspar)

A Prefeitura de Fortaleza divulgou, na manhã desta segunda-feira (11), o plano de trabalho preventivo direcionado à quadra chuvosa deste ano. Após reunião entre membros do Comitê da Quadra Chuvosa, composto por órgãos municipais e estaduais relacionados ao tema, como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o prefeito José Sarto (PDT) anunciou, em coletiva de imprensa, as medidas previstas para melhorar a capacidade de resposta do Município, incluindo ações assistenciais voltadas à saúde, à drenagem e à limpeza urbana.

O plano de contingência inclui, além da limpeza e da desobstrução de recursos hídricos, o diagnóstico de possíveis áreas inundáveis, a avaliação predial e a notificação de edificações; a estruturação de equipamentos de saúde, a aquisição de equipamentos utilizados pela Defesa Civil, a exemplo de redes, lonas e cestas básicas; e, ainda, o desenvolvimento de política de abrigamento temporário diante de eventuais necessidades.

Na ocasião, Sarto enfatizou a importância da intersetorialidade para a eficácia do trabalho. “Em função da aproximação da quadra chuvosa, diversas ações estão interligadas para reduzir os impactos agravados pela própria geografia da Cidade. (…) Estamos atuando preventivamente em todas as áreas, atentos às possíveis e históricas demandas”, introduziu.

Como integrantes do Comitê da Quadra Chuvosa, participam o presidente da Funceme, Eduardo Sávio; osecretário da Gestão Regional (Seger), João Pupo; o coordenador da Defesa Civil, Régis Tavares; o secretário da Segurança Cidadã (Sesec), Coronel Holanda; o secretário da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP), Ferruccio Feitosa; o secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Cláudio Pinho; a superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Juliana Coelho; o secretário Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias; a secretária da Saúde, Ana Estela Leite; além do presidente da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Neuri Freitas.