Noroeste deve concentrar chuvas até a próxima terça-feira (23); nas demais áreas do Estado, precipitações deverão ser mais restritas

21 de fevereiro de 2021 # #

No ínicio deste fim de semana, Fortaleza apresentou chuvas generalizadas (FOTO: Sônia Marinho)

No ínicio deste fim de semana, Fortaleza apresentou chuvas generalizadas (FOTO: Sônia Marinho)

O Ceará segue com cenário favorável para mais precipitações neste domingo (21), conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os principais acumulados deverão ocorrer a partir do período da tarde e concentrados entre o Litoral Norte e Ibiapaba (noroeste do Estado). Para as demais macrorregiões, há possibilidade de chuva, ou seja, condições para registros pouco abrangentes e pontuais. Quanto à nebulosidade, deverá permanecer variável sob todo o território cearense ao longo do dia.

Para Fortaleza e Região Metropolitana, especificamente, há chance para acumulados pouco expressivos até o fim da manhã. Já à tarde, o céu deverá ficar mais claro.

Amanhã e depois, as chuvas esperadas para o Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité, por exemplo, deverão ocorrer entre a madrugada e a manhã.

O cenário apontado para este domingo é o mesmo até a próxima terça-feira (23) e se dá pela aproximação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período, encontra-se mais afastada da costa norte do Ceará.

Dados preliminares

No intervalo entre as 7h deste sábado (20) e as 7h deste domingo, a Funceme registrou chuvas em 47 municípios. Os maiores acumulados deste intervalo de 24 horas foram em:

-Granja (Posto: Granja) : 50 mm

-Ipu (Posto: Flores) : 47 mm

-Pacujá (Posto: Pacujá) : 42 mm

-São Gonçalo do Amarante (Posto: Cágado) : 38 mm

-Reriutaba (Posto: Reriutaba) : 38 mm

Em Fortaleza, a maior chuva foi de 25 milímetros, no posto Messejana. Os dados são preliminares e atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.