PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue com cenário para chuvas isoladas neste fim de semana

13 de março de 2021 - 10:14 # # #

Em Abaiara, acumulado de 24 horas foi de 145 mm (Sávio Sampaio)

Em Abaiara, acumulado de 24 horas foi de 145 mm (Sávio Sampaio)

O Ceará segue com condições de chuvas mais concentradas na faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba neste fim de semana. De acordo com análises realizadas na manhã deste sábado (13), as precipitações esperadas para tais regiões deverão ser isoladas, isto é, com tendência de abranger de 20 a 50% da área de cada região.

Em relação ao cenário apontado nesta sexta (12), somente o Cariri sofreu alteração nas condições de tempo devido à formação de áreas de instabilidade no oeste da Paraíba e que acabaram se deslocando em direção ao sul do Estado, onde se intensificou em virtude do relevo e de alta umidade disponível pela madrugada, passando de possibilidade para eventos de chuva. Deste modo, a macrorregião permanecerá com expectativa de mais acumulados entre a noite de hoje e a madrugada deste domingo (14).

No intervalo entre as 7h de sexta e as 7h de hoje, balanço parcial indica precipitações em, pelo menos, 31 municípios. Os maiores acumulados foram em:

Abaiara (Posto: Abaiara): 145,0 mm
Milagres (Posto: Milagres): 96,0 mm
Jati (Posto: Sitio Macapa): 73,2 mm
Jardim (Posto: Sítio Bonsucesso): 70,0 mm
Juazeiro do Norte (Posto: Juazeiro do Norte) : 69,0 mm

Quanto à nebulosidade ao longo destes dois dias, o Estado deverá permanecer com predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado.

Os acumulados esperados para a faixa litorânea (com exceção do Litoral Norte), em conformidade com o cenário apontado ontem, deverão se encontrar entre madrugada e manhã, tanto hoje como amanhã.

As atuais condições se dão, por exemplo, pela distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado. O principal sistema meteorológico indutor de chuva sobre o norte do Nordeste brasileiro neste período do ano deverá permanecer afastado – em torno da Linha do Equador – neste fim de semana. As precipitações que poderão ocorrer estão associadas à disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, formando áreas de instabilidade.