PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Condições de tempo seguem favoráveis a chuvas isoladas neste início de semana, aponta Funceme

14 de março de 2021 - 22:17 # #

Abaiara, no Cariri, teve as maiores chuvas neste fim de semana (FOTO: Sávio Sampaio)

Abaiara, no Cariri, teve as maiores chuvas neste fim de semana (FOTO: Sávio Sampaio)

O Ceará deve seguir com cenário favorável a chuvas isoladas em todas as macrorregiões neste início de semana, exceto na Jaguaribana, onde a tendência é de registros ainda menos abrangentes.

Conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) neste domingo (14), o Cariri, Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité apresentam condições para iniciar a segunda-feira (15) com precipitações pontuais. Já ao longo do dia, apenas o céu variando entre claro e parcialmente nublado.

Já entre a tarde e a noite de amanhã, o noroeste do Estado – porção entre o Litoral Norte e a Ibiapaba – e ainda no Sertão Central e Inhamuns deverão apresentar os principais registros. Para a próxima terça (16), a expectativa, *neste momento*, é de um cenário semelhante ao indicado para esta segunda.

De forma geral, as precipitações para este início de semana deverão ser, predominantemente, de intensidade variando entre fraca e moderada.

As atuais condições se dão, por exemplo, pela distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado. O principal sistema meteorológico indutor de chuva sobre o norte do Nordeste brasileiro neste período do ano deverá permanecer afastado – em torno da Linha do Equador – neste fim de semana. As precipitações que poderão ocorrer estão associadas à disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, formando áreas de instabilidade.

Balanço

Neste fim de semana, a formação de áreas de instabilidade sobre a Paraíba e o deslocamento em direção ao sul do Ceará, colaboraram para acumulados expressivos no Cariri.

Entre as 7h deste sábado (13) e as 7h de hoje, o Ceará apresentou chuvas reduzidas, porém, com precipitações expressivas no Cariri, sendo os principais registros em:

-Abaiara (Post: Sede) : 130 mm
-Missão Velha (Posto Sede) : 92,4 mm
-Jati (Posto Sede) : 80 mm

Os dados ainda são parciais. Para acompanhar as atualizações, basta acessar funceme.br/calendario.