PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue com condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões até esta quinta-feira (18)

17 de março de 2021 - 14:44 # #

Em Fortaleza, o maior acumulado foi de cerca de 30 mm (FOTO: Artur Carvalho)

Em Fortaleza, o maior acumulado foi de cerca de 30 mm (FOTO: Artur Carvalho)

O Ceará deve seguir com condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões até esta quinta-feira (18), com os principais acumulados concentrados na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba.

Segundo previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o céu deverá permanecer variando entre claro e parcialmente nublado sobre o Estado com precipitações podendo ocorrer ao longo do dia de hoje, incluindo o Litoral de Fortaleza.

Para amanhã, a tendência, neste momento, é acumulados expressivos também no Cariri, além da faixa litorânea, especialmente, entre os períodos da madrugada e manhã. De forma geral, a previsão é de eventos de precipitações (mais de 50% dos territórios com registros) em todas as macrorregiões.

Balanço

No intervalo entre as 7h desta terça (16) e as 7h de hoje, a Funceme indica registros de chuva em, pelo menos, 81 municípios. Os maiores foram em:

-Coreaú (Posto Sitio Urubu): 52 mm

-Trairi (Posto Trairi): 50 mm

-Martinópole (Posto Martinópole): 46 mm

-São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 42.0 mm

-Massapê (Posto: Tangente) : 38.4 mm

As chuvas recentes, além daquelas esperadas para os próximos dias, não têm relação direta com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano no Ceará.

“Os grandes volumes observados no final de semana no Cariri, por exemplo, foram ocasionadas por áreas de instabilidade formadas sobre a Paraíba e ainda em decorrência da alta umidade e do calor presentes naquela região. Hoje, as precipitações que se concentraram próximo ao centro-norte tiveram relação com a presença de nuvens mais desenvolvidas que também colaboraram para raios e trovões”, explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.