PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Março termina com chuvas dentro da média e cenário hídrico segue em alerta

1 de abril de 2021 - 10:09 # #

No bimestre, chuvas do Litoral de Fortaleza e Cariri atenuaram os dados (FOTO: Marciel Bezerra)

No bimestre, chuvas do Litoral de Fortaleza e Cariri atenuaram os dados (FOTO: Marciel Bezerra)

O mês de março encerrou-se com chuvas dentro da média. Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado informado até este momento é de 202 milímetros, enquanto a média é de 203,4 mm, ou seja um desvio negativo ainda de -0,7%. 

Neste período, considerando os dados preliminares por macrorregião, somente o Litoral de Fortaleza apresentou precipitações acima da normalidade, isto é, registrou 323,4 mm contra 252,6 mm, o que representa uma diferença de 28%. Já o pior cenário ficou na Ibiapaba: observado de 184,8 mm, enquanto a normal climatológica é de 234,8 mm. As demais regiões tiveram acumulados em torno da média.

Quanto ao balanço parcial do 1º bimestre da quadra chuvosa, os dados também indicam precipitações dentro da média. Quando considerado os dois meses, o Cariri é a macrorregião com maior destaque, já que foi a única com chuvas acima da normalidade. Nas demais, em torno da média.

As precipitações dentro da média reforçam a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos, afinal, 54 dos 156 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresentam volume abaixo dos 30%. O Castanhão, por exemplo, tem apenas 11,54% da sua capacidade total.

É importante lembrar ainda que o prognóstico para o trimestre de fevereiro a abril divulgado pela Funceme no mês de janeiro apontou 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 40% em torno e 10% acima dela.