PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com destaque para Barro, centro-sul tem as maiores chuvas em 24 horas

29 de abril de 2021 - 10:53 # #

Cariri apresentou boas chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

Cariri apresentou boas chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

A porção centro-sul do Ceará registrou os principais acumulados de chuva no intervalo entre as 7h de quarta (28) e as 7h desta quinta-feira (29), conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Os maiores acumulados foram registrados nos postos pluviométricos Engenho Velho e Monte Alegre, ambos no município de Barro, que é localizado na macrorregião do Cariri. Além deste, outros destaques foram em:

-Iguatu (Posto: Sede) : 93.0 mm

-Acopiara (Posto: Sede) : 87.0 mm

-Potiretama (Posto: Sede) : 85.0 mm

-Cedro (Posto: Ematerce) : 84.0 mm

-Pedra Branca (Posto: Sede) : 81.0 mm

-Ibaretama (Posto: Sede) : 80.0 mm

-Aurora (Posto: Sítio Tipi) : 74.0 mm

-Morada Nova (Posto: Uiraponga) : 73.0 mm

Os dados preliminares indicam que houve registros em, pelo menos, 106 municípios. A atualização ocorre ao longo do dia, mas sempre referente ao intervalo de 24 horas citado anteriormente. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.

Previsão

Para esta quinta, a expectativa é que os maiores acumulados ocorram no Litoral Norte, na Ibiapaba e no oeste do Sertão Central e Inhamuns, principalmente entre tarde e noite. Nas demais regiões, os registros de precipitações deverão ser pontuais. Já para a sexta (30), a expectativa, neste momento, é de precipitações pontuais em todas as macrorregiões.

A previsão do tempo se dá pela atuação de áreas de instabilidade que entraram pelo leste do Nordeste. As análises realizadas pela Funceme na manhã de quinta mostram ainda que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece posicionada em torno de 2ºN no Atlântico Tropical, não interferindo nas condições de tempo do Estado.