PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão segue apontando predomínio de céu com poucas nuvens e tempo seco no Ceará

24 de maio de 2021 - 15:09 # #

Sol deverá permancer mais evidente nesta semana (FOTO: Lisa/Pexels)

Sol deverá permanecer mais evidente nesta semana (FOTO: Lisa/Pexels)

O Ceará deverá permanecer sob condições de tempo predominantemente estáveis até a próxima quarta-feira (26), pelo menos. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), a tendência, neste momento, é apenas de chuva fraca e passageira na faixa litorânea nas próximas madrugadas.

Em análise de imagem de satélite realizada na manhã desta segunda (24), os/as meteorologistas observaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano, permanece afastada da costa cearense, sem tendência de aproximação.

Em termos de nebulosidade, a Funceme aponta céu variando entre claro e parcialmente nublado sobre todas as macrorregiões.

Baixa umidade

Com tempo firme nos próximos dias,  o centro-sul do Estado deverá apresentar tempo mais seco. Sem cenário favorável para chuvas, o Ceará deverá ainda apresentar taxas de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.

A gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, explica porque o interior do Estado é mais atingido pelo tempo seco. “Áreas do interior do estado apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à própria continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%. Climatologicamente, este cenário é mais comum no segundo semestre do ano.

No último fim de semana, as menores taxas foram registradas em Morada Nova e Jaguaruana com 35% e 40%, respectivamente.