PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Sem chuvas, umidade relativa do ar passa a girar em torno dos 40%

24 de maio de 2021 - 20:34 # #

O Ceará apresentou, no último fim de semana, umidade relativa mínima do ar em torno dos 40%, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre sábado (22) e a tarde esta segunda-feira (24), os valores extremos foram observados em Morada Nova, com 35%, e Jaguaruana, que apresentou 37%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando os índices ficam abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%.

Climatologicamente, o Ceará  apresenta cenário mais preocupante no segundo semestre do ano, quando as médias pluviométricas são ainda mais baixas. “Nesse período aparecem, comumente, grandes massas atmosféricas de ar seco no país, principalmente pelo seu interior. No Estado, isso também acontece notadamente nas regiões distantes do litoral”, comenta o meteorologista Raul Fritz.

Para este início de semana, o Ceará deverá seguir com tempo seco. Conforme a Funceme, a expectativa é que as taxas sigam em torno dos 40%, principalmente no centro-sul durante as tardes.