Previsão segue indicando predomínio de céu com poucas nuvens até sexta-feira (25)

23 de junho de 2021 # #

Cenário meteorológico segue estável (FOTO: Roberto Brinquedo)

Cenário meteorológico segue estável (FOTO: Roberto Brinquedo)

O Ceará deve seguir com previsão de predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado até a próxima sexta-feira (25), quando há expectativa de chuvas rápidas pelo litoral.

De acordo com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com a ausência de precipitações, reduz-se também a umidade relativa do ar, ou seja, o tempo fica mais seco. A tendência, neste momento, é que as taxas variem entre 30 e 50% na parte central e sul do Estado, principalmente.

Neste momento, há expectativa de chuva rápida na faixa litorânea somente na próxima sexta entre madrugada e manhã. Este cenário de escassez é típico do segundo semestre no Ceará.

“A redução das chuvas em relação aos meses do primeiro semestre ocorre devido ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que passa a atuar no hemisfério Norte. Após a estação chuvosa, a normal climatológica de precipitação cai para 37,5 milímetros em junho e 15,4 mm em julho. Depois deste período, as médias mensais são ainda mais baixas”, reforça a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.