PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Junho termina com chuvas abaixo da média; veja dados

30 de junho de 2021 - 21:17

O mês de junho, primeiro do período de Pós-Estação, terminou com chuvas 56,6% abaixo da média. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a normal climatológica é de 37,5 milímetros, já o observado foi de 16,3 mm.

Conforme análise da gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, as precipitações mais escassas, que é um cenário comum nesta época, foi ainda menor pela ausência de sistemas meteorológicos indutores de chuva.

“Uma explicação é que, neste ano, ainda não se observou a atuação das Ondas de Leste, que são sistemas que se deslocam da África em direção à Nordeste, colaborando para precipitações. Porém, é importante lembrar que, historicamente, em junho e julho, as chuvas são muito reduzidas mesmo”, reforça.

Ainda sobre o último mês, considerando o recorte por macrorregiões,  todas apresentaram acumulados abaixo da normalidade, exceto Litoral Norte e Ibiapaba, onde os desvios foram positivos com observados de 43,2 mm e 34 mm, respectivamente.

Previsão

Para o início de julho, a Funceme aponta chuvas mais concentradas na porção litorânea do Estado, principalmente entre quinta (1°)e sexta-feira (2).