Ceará pode ter rajadas de vento de até 50km/h nos próximos dias

7 de julho de 2021

O Ceará deve registrar rajadas de vento de até 50 km/h até a próxima sexta-feira (9), principalmente próximo à faixa litorânea. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), junto a dados do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), os registros deverão ainda se concentrar entre madrugada e manhã.

Neste período do ano, inclusive, as rajadas começam a ficar mais frequentes. Porém, a temporada dos ventos fortes no litoral do Ceará tem seu auge nos meses de agosto e setembro. Neste mês de julho, os maiores registros foram de 52,2 km/h em Jericoacoara, 51,4 km/h em Redenção e 51,1 no município de Iguatu. Em Fortaleza, até o momento, a velocidade mais expressiva registrada foi de 40,3 km/h.

“Com o fim do período chuvoso alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos. O mais importante é o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil e o outro é a redução na nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica ‘no meio do caminho’ entre a Alta Pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Atualmente, entre outros fatores, o cenário previsto para rajadas se dá, principalmente, a variações que podem ocorrer na temperatura e pressão.