PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará segue sob aviso de mau tempo para rajadas de vento

28 de agosto de 2021 - 10:55

O Centro de Hidrografia da Marinha (CNH) emitiu, neste sábado (28), um novo aviso de mau tempo devido à previsão de ventos fortes com rajadas de até 60 km/h. Ele é válido para a área costeira entre Touros (RN) e São Luís (MA) e deve seguir vigente até a noite da próxima segunda-feira (30).

Neste intervalo, a Capitania dos Portos do Ceará costuma recomendar que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas e que as demais redobre a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, além de equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

Temporada

Em agosto, quando a temporada dos ventos fortes no Ceará começa a ter seu auge, dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já indicam registros de 70 km/h, como ocorreu em Jaguaruana, na última quarta-feira (18).

Alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos neste mês.

“O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil; e o segundo, é a própria redução da nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.