PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

B-R-O Bró: Ceará entra no período de umidade mais baixa e temperaturas máximas intensas

31 de agosto de 2021 - 23:26 # # #

Maior sensação de calor é também comum nesta época (FOTO: Darwis Alwan)

Maior sensação de calor é também comum nesta época (FOTO: Darwis Alwan)

O período de setembro a dezembro, conhecido no Ceará como “B-R-O-Bró”-, é marcado por ser, historicamente, o mais quente do ano. Nesta época, as baixas umidades e as altas temperaturas tornam-se ainda mais intensas.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que, entre agosto e setembro, as normais climatológicas das temperaturas máximas médias variam em cerca de 1ºC. 

Entre os municípios monitorados, Sobral e Crateús apresentam as maiores médias de temperaturas máximas neste mês sendo, respectivamente, 36,4 e 35,5°C. Tais dados são referentes a valores mensais e históricos, diferente dos dados diários e pontuais, que podem ser acima ou abaixo.

Em outubro, as temperaturas máximas médias costumam aumentar ligeiramente em relação a este mês. Em Fortaleza, por exemplo, a normal climatológica em setembro é de 31°C. Já no próximo mês, é de 31,2°C.

Além das temperaturas mais elevadas, a baixa umidade do ar, que é inversamente proporcional, pode apresentar valores mais expressivos durante o Br-O-Bró.

“O segundo semestre do ano é mais propício à baixa umidade do ar devido à escassez de chuvas. Assim, passamos a ter predomínio de céu claro ou com poucas nuvens. Nos horários mais quentes do dia, observa-se a queda na umidade, que é mais sentida no interior. Em cidades como Tauá, a umidade média mensal de 76% em abril cai para 42% em setembro. Em Fortaleza, a proximidade do mar faz com que os valores não sejam tão baixos, sendo que a média é de 71%”, explica a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Cuidados

As condições de tempo seco precisam ser observadas pois podem causar impacto na saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções: 

– Estado de observação: 40% a 31%;

– Estado de atenção: de 30% a 21%;

– Estado de alerta: de 20% a 12%.

O órgão recomenda ainda evitar a exposição ao sol e a realização de atividades físicas quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Neste caso, o Ministério da Saúde indica ainda o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco.