Com predomínio de poucas nuvens, Ceará ainda pode registrar chuvas pontuais entre quinta e sexta-feira

15 de setembro de 2021 # #

O Cariri pode voltar a ter chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

O Cariri pode voltar a ter chuvas (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará deve apresentar condições de tempo mais estáveis, ou seja, pouco favoráveis à chuva entre quinta (16) e sexta-feira (17), conforme previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O cenário esperado é relativamente diferente daquele observado na terça (14) e ao longo da tarde desta quarta-feira (15), quando precipitações foram  observadas em pontos isolados do estado, mas com acumulados mais significativos entre o Litoral Norte e a Ibiapaba.

Conforme a Funceme, a expectativa é que as precipitações se concentrem entre madrugada e manhã no Cariri e Sertão Central e Inhamuns. No decorrer do dia, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em demais macrorregiões, céu com poucas nuvens. Já para a próxima sexta, a Funceme indica apenas nebulosidade variável.

As chuvas que ocorreram entre terça e quarta, além daquelas esperadas para esta quinta, estão associadas a áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e efeitos locais, tais como, temperatura e relevo.

Umidade relativa

As chuvas pontuais não deverão interferir no tempo seco. A Funceme aponta que o centro-sul do estado deverá apresentar umidade relativa em torno de 20%, o que é considerado nível de alerta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ventos fortes

Em relação aos ventos, o Ceará segue com rajadas junto à faixa litorânea e na porção oeste das macrorregiões da Ibiapaba e Litoral Norte. Elas tendem a alcançar valores entre 40 km/h e 59 km/h até sexta.