PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará ainda tem possibilidade de chuva nesta sexta, mas fim de semana deverá ter predomínio de céu com poucas nuvens

1 de outubro de 2021 - 11:28 #

Sul do Estado do Ceará está entre as áreas com possibilidade de chuva (FOTO: Marciel Bezerra)

Sul do Estado do Ceará está entre as áreas com possibilidade de chuva (FOTO: Marciel Bezerra)

O início deste mês de outubro deverá apresentar condições para chuvas passageiras, porém, com predomínio de céu com poucas nuvens em todas as macrorregiões até o próximo domingo (3), pelo menos.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em análise do cenário meteorológico realizado na manhã desta sexta (1º), há possibilidade de chuva na Jaguaribana, Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns entre tarde e noite. A tendência, neste momento, é de registros pontuais de passageiros.

A expectativa de precipitações para o primeiro dia de outubro se dá pela atuação de áreas de instabilidade, assim como a fatores locais como umidade, temperatura, relevo e da brisa marítima (ventos que sopram do mar para o continente).

Já para o fim de semana, a Funceme indica apenas céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões. Porém, novas análises serão realizadas nas manhãs de sábado (2) e domingo.

IMPORTANTE: Caso os meteorologistas venham a  observar alterações, serão informadas no site do órgão e no aplicativo Funceme Tempo e no app Funceme Tempo.

Tempo seco e ventos

Para hoje e o fim de semana, o Ceará deverá permanecer sob condições de baixa umidade. A previsão da Funceme é que os valores girem em torno de 20% no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais macrorregiões, a umidade poderá variar entre 30% e 40%.

Em relação aos ventos mais fortes, o estado segue sob tendência de rajadas de vento junto a faixa litorânea, podendo alcançar valores entre 35 km/h e 55 km/h, principalmente durante os períodos diurnos.