PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com participação da Funceme, rede França-Nordeste promove workshop sobre a missão espacial SWOT

22 de novembro de 2021 - 10:46 # # # #

Funceme participa do workshop sobre a missão espacial SWOT. (Foto: Thales Alenia Space)

Funceme participa do workshop sobre a missão espacial SWOT. (Foto: Thales Alenia Space)

A rede de cooperação científica França-Nordeste brasileiro, na qual a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) faz parte, promoverá, entre os dias 24 e 25 de novembro, de forma gratuita e online, workshop sobre a futura missão espacial internacional SWOT (Surface Water Ocean Topography), que é fruto da cooperação entre a França, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

O SWOT é um satélite dedicado ao estudo da topografia dos oceanos e da dinâmica dos corpos d’água superficiais terrestres, e irá abrir novas perspectivas para as áreas da oceanografia, hidrologia, entre outras.
A partir de 12 palestras, ao longo de dois dias, especialistas na área de sensoriamento remoto do ciclo da água irão discutir diferentes aspectos desta ciência e suas aplicações. A Funceme será representada pelo pelo presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins.

Para inscrever-se, basta acessar este LINK.

Mais

A missão SWOT representa uma revolução no monitoramento das águas superficiais terrestres e monitoramento costeiro. Ela é uma oportunidade para pesquisadores, estudantes, empresas e agências espaciais produzirem novos conhecimentos em oceanografia e hidrologia e devolverem novos produtos/serviços a partir dos dados/imagens do satélite.

Exemplos baseados em missões espaciais atuais mostrarão a gama de aplicações da observação da terra a partir do espaço nas áreas de hidrologia, oceanografia, meio ambiente e clima. Serão abordadas questões específicas para o semiárido nordestino, onde a água é um recurso escasso. Nessa região, a água se espalha por milhares de pequenos reservatórios e monitorar esse recurso é um desafio. Assim, veremos como as medidas a partir do espaço, mais especificamente as do satélite SWOT, podem ajudar.