A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) debateu, na tarde desta segunda-feira (28/04), sobre o avanço da desertificação na Caatinga, além de ações e estratégias de mitigação e enfrentamento à questão.
O QUE VOCÊ
PRECISA?
Categoria: Notícias
Os últimos dias do mês de abril devem apresentar condições para continuidade das chuvas no centro-norte do Ceará. Para esta segunda (28), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê que os maiores acumulados deverão se concentrar nas macrorregiões do Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Ibiapaba e norte da Jaguaribana e também do Sertão Central e Inhamuns.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê continuidade das chuvas no centro-norte do estado ao longo desta sexta-feira (25). Pela manhã, a expectativa é de precipitações na faixa litorânea, enquanto à tarde e à noite as chuvas devem se concentrar nas macrorregiões do Litoral Norte, Litoral do Pecém, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns.
O céu deve seguir entre nublado e com poucas nuvens em todas as macrorregiões do Ceará nesta quarta-feira (23), com expectativa de chuvas, sobretudo no centro-norte do estado.
A área sem seca relativa no estado do Ceará aumentou entre os meses de fevereiro e março, conforme o último mapa elaborapelo Monitor de Secas.
A tendência para os próximos dias no Ceará é de tempo mais estável em todas as macrorregiões, conforme aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A previsão elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o período entre segunda-feira (14) e quarta-feira (16) aponta para um cenário de predomínio de estabilidade atmosférica em todas as macrorregiões do Ceará.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê, para esta quinta-feira (10), chuvas intermitentes de intensidade fraca a moderada em toda a porção centro-norte do Ceará. A ocorrência está associada à presença de áreas de instabilidade atmosférica e à influência de fatores locais, como a brisa e o relevo.
A ouvidoria da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) conquistou a Categoria Ouro na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais 2024, realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).
A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) firmaram um importante acordo de cooperação com o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), instituição científica de origem francesa voltada para o desenvolvimento sustentável em regiões tropicais e subtropicais.