O Ceará chegou, em agosto, a mais de 90% do seu território sob algum nível de seca relativa, segundo o Monitor de Secas. A área sem esse tipo de impacto ficou concentrada no litoral. O destaque do novo mapa é a expansão da seca moderada, que já alcança 55,25% do estado. Em julho, esse índice […]
O QUE VOCÊ
PRECISA?
Categoria: Monitor de Secas
O mapa mais recente do Monitor de Secas mostra que, em julho, 88,7% do território cearense registrou algum grau de seca. Trata-se do cenário mais crítico desde janeiro de 2024, quando praticamente todo o estado estava comprometido.
Apesar de a área total com seca no Ceará ter permanecido em 76% entre os meses de maio e junho, a condição de severidade no estado se agravou de forma significativa no último mês, conforme os dados mais recentes do Monitor de Secas, ferramenta coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). De […]
O mapa mais recente do Monitor de Secas do Brasil aponta piora nos indicadores do Ceará. Conforme a ferramenta de acompanhamento regular, o estado passou de 54,92% em abril para 75,5% do seu território com algum nível de seca relativa em maio.
O mais recente mapa do Monitor de Secas, divulgado nesta sexta-feira (16), aponta piora nos indicadores e avanço da seca fraca no Ceará.
A área sem seca relativa no estado do Ceará aumentou entre os meses de fevereiro e março, conforme o último mapa elaborapelo Monitor de Secas.
O Ceará apresentou melhorias nos indicadores de seca, conforme aponta a última atualização do Monitor de Secas, ferramenta que acompanha a evolução da seca no Brasil, divulgada nesta sexta-feira (14).
O mapa mais recente do Monitor de Secas, que traz informações sobre o cenário de novembro, indica que o nível de seca moderada avançou sobre o Ceará.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), junto à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza nos dias 5 e 6 de novembro a IV Reunião de Avaliação do Monitor de Secas.
O Monitor de Secas do Brasil, programa que tem como instituição central a a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) e apoio operacional da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi apresentado na Conferência Internacional sobre Resiliência à Seca (“High Level Meeting - Drought Resilience + 10 Conference), em Genebra, na Suíça.