PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Categoria: Monitor de Secas

A partir deste mês de janeiro, o Tocantins passa a ser um dos estados responsáveis pela autoria dos mapas do bloco regional Norte e Centro-Oeste, junto ao estado de Goiás. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é o órgão responsável pela execução do programa no Tocantins e, até então, realizava apenas a validação dos dados.

Os últimos dias do ano deverão apresentar condições para chuvas em todas as macrorregiões, principalmente nesta sexta-feira (31).

Nesta semana, até a sexta-feira (12), acontece a IV Oficina de Autoria do Monitor de Secas, na modalidade presencial; a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sedia este treinamento que conta, também, com a participação de representantes da Agência Nacional de Água (ANA) e dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Tocantins. […]

Os níveis de seca no Ceará mantiveram-se estáveis entre agosto e setembro, conforme o mapa mais recente do Monitor de Secas.

O mapa mais recente do Monitor de Secas aponta que os níveis de seca no Ceará mantiveram-se praticamente estáveis no comparativo com o mês de junho deste ano. Observa-se variação absoluta de 1,53% na categoria moderada.

Áreas com seca moderada tiveram aumento no Ceará no comparativo entre maio e junho, conforme o mapa mais recente do Monitor de Secas. No período anterior, o Estado apresentava 52,25% do seu território com o nível citado, já no último mês, fechou em 58,77%.

O percentual de seca moderada no Ceará voltou a crescer entre março e abril, conforme dados do mais recente mapa do Monitor de Secas, divulgado nesta quinta-feira (20).

O mapa mais recente do Monitor de Secas indicou leve aumento na área do território cearense classificado com seca moderada. Em relação ao mês de fevereiro, março apresentou variação absoluta de 2,02%.

  O mais recente mapa do Monitor de Secas apontou piora nos níveis de seca no Estado do Ceará. No comparativo com o mês de dezembro, a variação foi de 7,65%. Além disso, passou a apresentar seca moderada, condição que não se via desde março do ano passado. A variação de 83,17% para 90,82% na […]

O mapa mais recente do Monitor de Secas indica que a área classificada com seca fraca passou de 40,29% para 62,32%. A porção atingida está localizada predominantemente no centro-sul do estado. Conforme a ferramenta, que é coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA) desde 2017 com o apoio da Funceme e ainda desenvolvida com diversas […]