Seca avança no Ceará e atinge mais da metade do território em abril, aponta Monitor

16 de maio de 2025 - 09:56 #

O mais recente mapa do Monitor de Secas, divulgado nesta sexta-feira (16), aponta piora nos indicadores e avanço da seca fraca no Ceará.

Com base nos dados de abril, a área do estado sem registro de seca caiu de 80,04% em março para apenas 45,08%. Isso significa que mais da metade do território cearense passou a ser afetado pela seca.

A condição de seca fraca, que em março abrangia 19,96% do estado, subiu para 54,92% em abril. Além disso, foi registrado 1,54% de seca moderada, algo que não ocorria desde dezembro de 2023.

As áreas mais afetadas estão concentradas nas regiões central e sul do Ceará. Segundo o Monitor, a situação atual pode gerar impactos de curto prazo, como redução no plantio, dificuldade no crescimento de culturas agrícolas e prejuízos à pastagem.

Sobre o Monitor de Secas

O Monitor de Secas é uma ferramenta de acompanhamento mensal, produzida de forma colaborativa por instituições de diversos estados e do Governo Federal. A coordenação é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na análise e validação dos dados no Ceará.