PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Dezembro termina com chuvas acima da média; Cariri é o destaque

4 de janeiro de 2022 - 11:19 # # # #

No mês de dezembro, o Cariri foi destaque com chuvas acima da média. (Foto: Marciel Bezerra)

No mês de dezembro, o Cariri foi destaque com chuvas acima da média. (Foto: Marciel Bezerra)

Dados parciais indicam que o mês de dezembro de 2021 terminou com chuvas acima da média. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o observado foi de 50,8 milímetros contra os 31,6 mm da normal climatológica, representando um desvio positivo de 60,6%.

Durante o período, o Cariri foi a macrorregião que mais se destacou, já que apresentou a maior acumulado entre as demais. Lá, onde costuma chover mais em dezembro, apresentou 141,9 mm. A média mensal, segundo a Funceme, é de 66,1 milímetros.

Além da região localizada no sul do Estado, Maciço de Baturité e Ibiapaba apresentaram precipitações acima da média, com observados de 56,1 e 55 mm, respectivamente.

As chuvas de dezembro, que marca o primeiro mês da Pré-Estação, se deram, principalmente em decorrência de áreas de instabilidade e ainda da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo sistema que levou precipitações torrenciais para o sul da Bahia.

Observação

As precipitações acima da média em dezembro do último ano não têm interferência na qualidade das chuvas esperadas para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, pois os sistemas que atuam agora costumam ser diferentes.

No principal período de precipitações no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico responsável pelas precipitações.