PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme, Cogerh e UFC reúnem-se para apresentar projetos sobre qualidade de água

8 de fevereiro de 2022 - 11:18 # # # # # # #

Encontro se deu de forma hídrida (Foto: Assessoria)

Profissionais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) trataram, em reunião híbrida (virtual e presencial) de três projetos no âmbito da qualidade da água.

No caso da Funceme, a pesquisadora Clécia Cristina abordou o projeto de monitoramento da qualidade da água por sensoriamento remoto em reservatórios, cujo objetivo é adaptar e implementar, em parceria com a Cogerh, uma estratégia para o suporte do acompanhamento a partir de técnicas de Sensoriamento Remoto. 

“Serão feitas coletas de amostras de água bruta em reservatórios do estado para a análise de diferentes parâmetros químicos relacionados com a eutrofização, como clorofila e a concentração de material orgânico dissolvido e particulado. Simultaneamente, será feita a coleta de dados espectrais com equipamento que trabalha na região do visível ao infravermelho próximo”, explica Guimarães.

Posteriormente ao início dos trabalhos, as variáveis serão relacionadas de forma a garantir a construção de um modelo de predição robusto de cada um dos componentes relacionados à eutrofização.

“Esse modelo será aplicado em imagens de satélite Sentinel, que está em órbita desde 2015 e permanece em órbita atualmente. Esse satélite passa pelo mesmo ponto na superfície da Terra a cada cinco dias e com resolução espacial de 10 m. Isso permitirá a avaliação semanal da eutrofização nos reservatórios do Estado”, complementa a pesquisadora da Funceme.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por meio do Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Hídrica e Fortalecimento da Inteligência na Gestão Pública do Estado do Ceará.

Mais

Além do projeto citado de monitoramento da qualidade da água,está em curso o desenvolvimento de uma metodologia de modelagem de qualidade da água e também um sobre a capacidade de suporte do açude Castanhão, com apoio do projeto cientista chefe da UFC.