PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme divulga prognóstico para o trimestre março, abril e maio; confira

25 de fevereiro de 2022 - 16:14 # # # #

Maior probabilidade é de chuvas dentro da média (FOTO: Marciel Bezerra)

Maior probabilidade é de chuvas dentro da média (FOTO: Marciel Bezerra)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lança prognóstico climático, agora para os meses de março, abril e maio, e indica 35% abaixo da normal, 45% dentro da normal e 20% acima.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, aponta que “há uma piora relativa ao trimestre (março, abril e maio), e isso se dá porque existe um aquecimento ao norte do Atlântico norte tropical e Atlântico sul tropical. Os ventos alísios do hemisfério norte e do hemisfério sul estão confluindo para este aquecimento mais ao norte do Atlântico norte tropical, o que faz com que não favoreça a formação de chuvas. As precipitações que estão ocorrendo são causadas por áreas de instabilidade.”

O estudo, realizado em conjunto com outras instituições, apresenta tendências entre março e maio. Todos os anos a Fundação divulga os dois prognósticos, que se referem ao período da quadra chuvosa, principal época de chuvas para o estado do Ceará.

Para saber mais, assista ao vídeo e consulte o prognóstico climático que já está disponível. Além de acompanhar as informações de previsões do tempo diárias, aqui no site funceme.br ou pelas redes sociais.

Outros detalhes no vídeo: https://bit.ly/352IYgt