PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme e Cirad reúnem com professores de Ciências do Solo da UFC para discutir projeto Sertões

31 de março de 2022 - 21:54 # # # # #

Encontro de pesquisadores aconteceu no campus Pici (FOTO: Divulgação/PPGSolos)

Encontro de pesquisadores aconteceu no campus Pici (FOTO: Divulgação/PPGSolos)

Os docentes do PPGCS/UFC Raul Shiso Toma e Mirian Costa se reuniram com pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad – França) para definir a metodologia atividade a ser realizada no âmbito do projeto Sertões.

O projeto está sendo desenvolvido por meio de acordo entre Funceme, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Cirad objetivando a redução dos impactos ambientais do desenvolvimento rural desenvolvendo atividades econômicas com baixo teor de carbono.

Os docentes PPGCS/UFC estão contribuindo com a definição de metodologia para identificar os impactos da agropecuária na pegada de carbono. Por meio de diagnósticos de uso e ocupação das terras, estimativas das emissões de gases de efeito estufa e análises do sequestro de carbono nos solos serão avaliadas as mudanças ocorridas ao longo do tempo e em função das diferentes formas de uso agrícola das terras. Esse tipo de avaliação é importante para estimar cenários futuros e propor medidas que sejam mais promissoras visando a baixa emissão de carbono.

Adicionalmente, o projeto tem proporcionado a interação entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo as relações da UFC com instituições nacionais e internacionais e ampliando o potencial de geração de conhecimento. Com a participação de estudantes do PPGCS/UFC em ações do projeto também fica fortalecida a formação de recursos humanos.