PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

São Gonçalo, Maracanaú e Fortaleza têm cerca de 40 dias consecutivos de chuva

11 de abril de 2022 - 11:09 # # # #

Os municípios de São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Fortaleza estão, até esta segunda-feira (11) com cerca de 40 dias consecutivos de chuva, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

São Gonçalo, localizado na macrorregião do Litoral Norte, lidera o ranking do ano com 42 dias seguidos de precipitações. Logo em seguida vêm Maracanaú e Fortaleza com, respectivamente, 41 e 40 dias.

No caso da Capital, o período ainda é menor daquele registrado em 2003, quando a cidade ficou 51 consecutivos com acumulados seguidos entre 23 de fevereiro e 14 de abril de 2003.

Os municípios citados, que estão a norte do Estado, estão sendo beneficiados, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o sistema meteorológico indutor de precipitações nesta época do ano.

Abaixo dos 40 dias consecutivos de chuva, estão os municípios de Viçosa do Ceará e Maranguape, ambos com 37, além de Granja, no Litoral Norte, com 36 dias consecutivos de precipitações, ainda de acordo com a Funceme.