PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com 621 mm, Quadra Chuvosa termina com precipitações em torno da média

1 de junho de 2022 - 10:44 # # # # #

Litoral de Fortaleza e Maciço apresentaram chuvas acima da normalidade (FOTO: Marciel Bezerra)

Litoral de Fortaleza e Maciço apresentaram chuvas acima da normalidade (FOTO: Marciel Bezerra)

O Ceará registrou 621,3 milímetros de chuva entre os meses de fevereiro e maio deste ano, fechando a Quadra Chuvosa dentro da normalidade. A média histórica para o período é de 600,7 mm.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os dados apontam para o 8º melhor resultado nos últimos 20 anos. No recorte da década, foi o 3º maior maior chuvoso.

Considerando as informações por macrorregiões, o destaque foi para o Litoral de Fortaleza, que, historicamente, é onde costuma concentrar a maior média de precipitações. Neste ano, a área que agrega a Capital e RMF apresentou 1.109,7 mm, o que representa um desvio de 39,3% acima da média. Em seguida, ficou o Maciço de Baturité, com 34,9% acima da normalidade.

As precipitações, que podem ser consideradas positivas, se deram, em maior parte, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações no Estado nesta época do ano. A ZCIT aproximou-se da costa, principalmente, a partir de março, mês que apresentou 30,6% de chuvas acima da média.