PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Municípios cearenses têm temperaturas máximas acima da média em setembro

7 de outubro de 2022 - 13:54 # # # #

Sensação de calor é maior no 2º semestre no Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

Sensação de calor é maior no 2º semestre no Ceará (FOTO: Marciel Bezerra)

O segundo semestre do ano no Ceará é marcado pela escassez de chuvas e, com ela, altas temperaturas, principalmente em setembro, outubro e novembro, o tradicional B-R-O-Bró. No último mês, municípios do Estado apresentaram valores acima da média.

Dados apontam que Fortaleza, por exemplo, registrou variação de cerca de 3°C, já que a média, para setembro, é de 30°C. Já no interior do Estado, como em Quixeramobim e Morada Nova, houve também aumento na temperatura máxima média, chegando a 37°C em ambos. Em Tauá, onde a média mensal é de 33°C, o observado foi de quase 38°C.

De acordo com a gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, altas temperaturas também têm relação com outra variável: a baixa umidade do ar. Elas são inversamente proporcionais uma à outra, ou seja, nos horários com as maiores temperaturas, principalmente no início da tarde, registra-se a menor umidade, principalmente no interior do estado.

“Áreas interioranas apresentam umidade relativa do ar mais baixa quando comparadas ao litoral devido à continentalidade, ou seja, a distância do oceano. Além disso, contribuem as condições predominantemente mais secas do solo e da vegetação reduzindo a evapotranspiração para a atmosfera”, explica Sakamoto.

Ainda de acordo com a pesquisadora da Funceme, o mês de outubro deverá seguir com temperaturas elevadas, o que é tradicional.