PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme inicia atividades para expansão do levantamento de solos do Ceará

22 de outubro de 2022 - 12:04 # # #

O novo estudo tem prazo de 18 meses para execução (FOTO: Felipe Lima)

O novo estudo tem prazo de 18 meses para execução (FOTO: Felipe Lima)

A Secrearia de Deenvolvimento Agrário (SDA), juntamente à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), estão concluindo o levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos do Ceará na escala 1:100.000.

Atualmente 88%, do Estado está com o levantamento de média intensidade dos solos concluído, restando 12% para que todo o território seja contemplado com a informação nesse nível de detalhe.

As informações geradas darão subsídios à implementação de projetos para o setor agrícola, orientação para os técnicos da extensão rural e fomento às políticas públicas.

Conhecendo as características dos solos é possível fazer um planejamento agrícola eficiente, identificar áreas mais apropriadas para determinadas cultura, monitorar a fertilidade dos solos, realizar um manejo adequado sem o perigo da degradação, além de buscar soluções para a recuperação de áreas degradadas.

O levantamento de solos pode indicar um uso mais sustentável e estratégias para adoção de tecnologias de adaptação e medidas de mitigação para agricultura, que trarão resultados positivos e tornarão o setor mais viável, tanto para o grande e médio como para o agricultor familiar.

Sobre

Em agosto de 2022 foi assinado o contrato celebrado entre a SDA e a empresa Geosolos, vencedora do pregão eletrônico, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José IV.

Os recursos são oriundos do Acordo de Empréstimo BIRD no 8986-0-BR, celebrado no dia 30 dezembro de 2019 entre o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – Banco Mundial e a República Federativa do Brasil, tendo como beneficiário o Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, para financiamento do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS/Projeto São José III – 2ª Fase.