PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará mantém condições para chuvas isoladas e passageiras neste início de semana

22 de maio de 2023 - 09:34 # # # #

Por fim, para quarta, a Funceme espera uma maior condição de estabilidade em todo o Estado. (FOTO: Marciel Bezerra)

Por fim, para quarta, a Funceme espera uma maior condição de estabilidade em todo o Estado. (FOTO: Marciel Bezerra)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica manutenção das condições para predomínio de chuvas isoladas e passageiras ao longo do Estado até a próxima quarta-feira (24).

Conforme análise do cenário meteorológico atual assim como resultados de modelos matemáticos, a tendência é que esta segunda (22) seja de precipitações pontuais no Cariri, na Jaguaribana, no Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e ainda no Litoral de Fortaleza, principalmente entre tarde e noite.

Para terça-feira (23), os resultados esperados deverão ser semelhantes àqueles indicados para hoje, porém, com registros ao longo da faixa litorânea entre madrugada e manhã.

Por fim, para quarta, a Funceme espera uma maior condição de estabilidade em todo o Estado. Porém, ainda com chuvas isoladas e passageiras no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e na Jaguaribana, concentradas no período da madrugada. 

Sobre

As precipitações previstas estão associadas a áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste, além do sistema de brisa e dos efeitos locais (temperatura, umidade e relevo).

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT),  principal sistema indutor de chuvas no período da quadra chuvosa (fevereiro-maio), encontra-se posicionada ao norte da Linha do Equador, em torno de 5°N.