PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Quadra chuvosa no Ceará termina dentro da média; veja dados

1 de junho de 2023 - 12:47 # # #

Dados foram discutidos sob a presença de representantes do Sistema Hídrico do Cerá (FOTO: Divulgação/Funceme)

Dados foram discutidos sob a presença de representantes do Sistema Hídrico do Ceará (FOTO: Divulgação/Funceme)

As precipitações da Quadra Chuvosa de 2023 ficaram dentro da média. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o observado foi de 643,3 milímetros, o melhor resultado desde 2020. Os destaques foram apresentados em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (1º), no Palácio da Abolição.

A proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), especialmente na segunda quinzena do mês de março, favoreceu chuvas mais expressivas e distribuídas no território cearense.

Em fevereiro, as chuvas no Estado ficaram em torno da normal com 114,8 mm acumulado. Março foi o mês mais chuvoso, com desvio de 47,6% acima da normal climatológica e acumulado de 300,3 mm, sendo este o melhor resultado em 15 anos.

Já em abril, ainda conforme dados da Funceme, a precipitação média no Ceará foi de 182,3 mm, também em torno da normal climatológica. Por fim, em maio, devido ao afastamento da ZCIT, a precipitação acumulada foi de 45,9 mm, com desvio de -49,3% em relação à climatológica mensal, que é de 90,6 mm no Ceará.