PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme assina compromisso com programa estadual de coleta seletiva solidária

6 de junho de 2023 - 10:37 # # # # #

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) assina nesta quarta-feira (7), às 11h, o Termo de Compromisso determina a destinação dos resíduos sólidos à Associação de Catadores e Catadoras Raio de Sol. Com mediação da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o acordo vai integrar o programa Coleta Seletiva Solidária.

Além de doar, com exclusividade, seus resíduos sólidos recicláveis, a Funceme compromete-se em implantar e supervisionar a coleta seletiva interna, armazenando o material em local seguro até que seja coletado pela Associação. Entre outras obrigações estão ainda o acompanhamento das atividades, avaliando os resultados por meio da Comissão Setorial da Coleta Seletiva Solidária.

Durante o evento, serão assinados também os termos de compromisso da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), bem como a renovação do termo da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Sobre a Coleta

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.