PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Funceme integra debate sobre a Política Nacional de Combate à Desertificação

1 de agosto de 2023 - 10:47 # # #

Representado pela Gerência de Meio Ambiente, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) participa da 10ª edição do Semiárido Show 2023. O evento acontece na sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina, entre os dias 1 e 4 de agosto. Este ano, o tema será “Ciência e tecnologia promovendo o desenvolvimento“.

De acordo com Margareth Benício, gerente de Meio Ambiente da Funceme, será uma oportunidade para o Ministério do Meio Ambiente retomar o diálogo com a sociedade em geral e com a comunidade científica sobre a implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação.
Na nova estrutura do Ministério, foi criado o Departamento de Combate à Desertificação (DCDE), vinculado à Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT). Entre as atribuições do Departamento está a implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei 13.153, de julho de 2015).

“Uma das estratégias que este Departamento entende como fundamental para retomada da política é o diálogo e parceria com as instituições de pesquisa no sentido de fortalecer o papel da ciência na formatação e implementação da política, bem como buscar formas de financiamento das pesquisas no âmbito do seu escopo”, comenta Benício.

Expertise

O convite feito à Funceme tem relação com sua expertise na área de estudos sobre desertificação. Ao longo de sua história, já foram desenvolvidas diversas ações e pesquisas, tanto em nível estadual como nacional.
Sua participação mais efetiva no Seminário Show 2023 será nesta quarta-feira (2), em que Margareth Benício participará da discussão “Desafios da Implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e da UNCCD no Brasil: contribuições, desafios e possibilidades da Pesquisa”. Na oportunidade será discutida a implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação.

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento Nacional de Combate à Desertificação, tem mantido diálogos estratégicos com Ministérios parceiros e com a UNCCD com o intuito de buscar fomentos para alavancar pesquisa e extensão no tema de prevenção e combate à desertificação, impacto das secas e das estratégias de convivência com o semiárido.

“Este será, portanto, um importante marco para fomentarmos uma ação em rede da pesquisa com atuação estratégica no Semiárido Brasileiro. A proposta é que, cada instituição convidada, leve uma reflexão sobre “Quais os papéis da pesquisa na retomada da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca?” nesse novo momento do Brasil”, finaliza a gestora e pesquisadora da Funceme.