PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com tempo estável e seco, Ceará deve manter máximas em torno de 36 ºC

14 de agosto de 2023 - 10:31 # # # #

Em relação à umidade relativa do ar, durante as tardes, áreas do centro-sul do Ceará deverão apresentar umidade relativa abaixo de 20% (FOTO: Marciel Bezerra)

Em relação à umidade relativa do ar, durante as tardes, áreas do centro-sul do Ceará deverão apresentar umidade relativa abaixo de 20% (FOTO: Marciel Bezerra)

A segunda quinzena de agosto começa com predomínio de condições estáveis de tempo. O cenário atual, que é comum para o período, deve seguir até quarta-feira (16), pelo menos.

Para hoje (14), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens em todas as macrorregiões.

Para terça (15) e quarta-feira (16), é esperado o predomínio de tempo estável sobre o território cearense. Contudo, devido ao efeito de brisa terrestre – que são ventos noturnos que sopram do continente em direção ao oceano -, há possibilidade de chuvas isoladas e passageiras, com intensidade fraca, sobre o Litoral de Fortaleza no período da madrugada.

Temperatura

Em razão do tempo estável, a Funceme aponta que, no período da tarde deste próximos dias, a tendência é de máximas em torno de 36 °C em alguns municípios da região Jaguaribana, do Sertão Central e Inhamuns, da Ibiapaba e do Litoral Norte.

Já as temperaturas mínimas, durante o início da manhã, devem apresentar valores em torno de 17°C em alguns municípios serranos localizados no sul e no noroeste do Estado.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, as temperaturas máximas deverão chegar até 32°C e as mínimas em torno dos 23ºC.

Tempo seco

Em relação à umidade relativa do ar, durante as tardes, áreas do centro-sul do Ceará deverão apresentar umidade relativa abaixo de 20%, ainda nesta segunda, por exemplo. Nas demais porções do interior do Estado, as taxas poderão variar de 20% a 35%, enquanto que no norte são previstos valores superiores a 45%, principalmente nos municípios próximos à faixa litorânea.

Quanto aos ventos, a tendência é de rajadas em torno de 45 km/h na região litorânea bem como em áreas de serra.