PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Com 41,9ºC, Jaguaribe tem o maior pico de temperatura da série histórica do Ceará

1 de novembro de 2023 - 11:32

O município de Jaguaribe, localizado na macrorregião Jaguaribana, registrou, na tarde desta terça-feira (31), a maior temperatura do Ceará, considerando a série histórica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que data de 1981.

Até então, o maior pico do Estado havia sido registrado em 8 de outubro do ano passado, em Barro, no Cariri.

Tais picos de temperatura nesta época do ano no Ceará acabam sendo mais comuns porque, principalmente, as chuvas são escassas entre os meses de agosto e novembro.

O meteorologista Lucas Fumagalli explica que, neste período, o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa cearense, indo em direção ao oceano Atlântico Norte, além da ausência de outros sistemas precipitantes, contribui para diminuir as chuvas e aumentar a incidência de radiação solar em todo Estado.

Além do cenário climatológico comum (redução das precipitações), a atuação do evento El Niño no oceano Pacífico Equatorial que, ao alterar a circulação atmosférica, faz com que haja um maior fluxo de ar de cima para baixo (subsidência), colaborando para aumento do calor na superfície.

Fumagalli lembra que em 2022 a situação era diferente. “No oceano Pacífico Equatorial atuava o evento La Niña, que contribui para aumentar as chuvas no Ceará, principalmente no início do ano, diminuindo a incidência de radiação solar na superfície”.