Projeto Sertões apresenta protótipo de portal de informações hídricas em Piquet Carneiro
7 de outubro de 2025 - 11:42 #conhecimento #desenvolvimento #georreferenciamento #inovação #recursos hidricos #tecnologia

Francisco Junior, diretor técnico da Funceme, apresenta protótipo de portal com informações georreferenciadas em Piquet Carneiro. (FOTO: Divulgação)
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), realiza, por meio do Projeto Sertões, nesta segunda e terça-feira (6 e 7), no município de Piquet Carneiro, a apresentação do protótipo do portal de informações hídricas.
A instituição mostra o desenvolvimento de um portal de informações georreferenciadas sobre infraestruturas hídricas, o que permitirá o acesso e atualização de dados locais. Além disso, ocorre a entrega e capacitação para o uso de tablets destinados à coleta de informações sobre as unidades de produção do município, visando organizar e digitalizar os dados de forma mais eficiente.
Sobre o desenvolvimento do portal, esse inventário vem de diferentes instituições, como a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), e inclui dados sobre cisternas, poços, açudes e outras infraestruturas hídricas. Esses dados já são disponibilizados pela Funceme, e, agora, o portal servirá para facilitar as informações de forma mais acessível. Foi mostrado um protótipo do portal para que a prefeitura pudesse entender como acessar, avaliar, atualizar e validar as informações, além de complementar com dados locais.

Capacitação em Piquet Carneiro para utilização dos tablets.

Entrega de tablets à prefeitura de Piquet Carneiro.
No mesmo encontro, o Projeto Sertões entrega tablets à prefeitura para aplicação de um questionário sobre as unidades de produção do município. Esse inventário busca descrever as principais atividades produtivas locais, e os tablets foram oferecidos como ferramenta para sistematizar essas informações em formato digital. Cada técnico da prefeitura recebeu um tablet para aplicar os questionários. Embora possam ser usados em outras atividades da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Piquet Carneiro, a primeira aplicação será a coleta dessas informações.
“O portal vai reunir e disponibilizar, de forma acessível, todos os dados georreferenciados sobre as infraestruturas hídricas do município, fortalecendo a gestão local. [Já, sobre] a entrega dos tablets e a capacitação dos técnicos representam um passo importante para sistematizar as informações produtivas e melhorar o uso dos dados no território.” Eric Scopel, pesquisador do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) atuando na Funceme.
Durante dois dias, houve a entrega oficial dos tablets e a capacitação dos técnicos para o uso do questionário e armazenamento dos dados diretamente nos dispositivos.