Ceará deve enfrentar onda de calor com temperaturas até 3 °C acima da média; chuvas seguem irregulares em janeiro

5 de janeiro de 2026 - 15:29

O Ceará deve seguir com uma onda de calor até a próxima quarta-feira (7), pelo menos. De forma geral, são esperadas variações de temperatura de até 3 °C em determinadas áreas do estado, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

O fenômeno está relacionado ao predomínio de condições atmosféricas estáveis, com pouca formação de nuvens, escassez de chuvas e baixos índices de umidade do ar. Esse cenário favorece maior incidência de radiação solar e elevação das temperaturas, mantendo o tempo seco e quente em grande parte do estado.

Além dos fatores locais, a Funceme explica que sistemas de grande escala também influenciam o quadro atual. O comportamento dos oceanos e da circulação atmosférica contribui para reduzir a formação de instabilidades no Nordeste, reforçando o calor.

Cenário para o mês

Quanto às chuvas de janeiro, a previsão indica que elas devem ocorrer de forma irregular e localizada, sem acumulados expressivos ou distribuição homogênea. As precipitações tendem a estar associadas principalmente a efeitos locais, como a brisa marítima no litoral e áreas isoladas de instabilidade, especialmente durante a madrugada e início da manhã.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas mais abrangentes no Ceará, ainda não atua de maneira contínua sobre o estado neste período. Com isso, o cenário esperado para janeiro é de predomínio de calor, intercalado por chuvas rápidas e pontuais, sem impacto significativo na redução das temperaturas.