PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Previsão do tempo indica chuvas no Centro-Sul do Estado, e Defesa Civil emite alerta

26 de novembro de 2018 - 13:04 # # # #

Em caso de situação de risco, a orientação é para ligar para 193 (FOTO: Reprodução/Pixabay)

Em caso de situação de risco, a orientação é para ligar para 193 (FOTO: Reprodução/Pixabay)

 

A Defesa Civil do Ceará emitiu uma alerta à população após a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontar previsão de chuvas mais fortes na região Jaguaribana e no Cariri entre esta segunda-feira (26) e esta terça (27).

No fim de semana, a porção sul do Estado já havia registrado precipitações fortes. Entre a última sexta-feira (23) e o sábado (24), houve precipitações em, pelo menos, 40 municípios, sendo as maiores no Cedro, com 150 milímetros, e em Lavras da Mangabeira, com 117 mm. Entre o sábado e o domingo (25), balanço parcial aponta chuvas em 25 municípios. Já entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, a Funceme indica chuvas em 11 cidades, sendo a maior em Santana do Cariri (85 mm).

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as precipitações se deram, principalmente, devido à atuação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que é uma banda de nuvens que costuma formar-se na região central do País nesta época do ano.

Para esta quarta-feira (27), chuvas mais intensas devem ser registradas na porção sul do Ceará, o que deixa a população em alerta com a mensagem emitida pela Defesa Civil. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulados podem variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Em caso de situação de risco, a orientação é para ligar para 193.

A Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva na região Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Já na próxima quarta-feira (28), é esperado nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba.