PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fortaleza registra sua maior chuva na Pré-Estação

19 de janeiro de 2019 - 09:10 # # # #

A Capital recebe chuvas desde a madrugada deste sábado (Foto: Marciel Bezerra)

A Capital recebe chuvas desde a madrugada deste sábado (Foto: Marciel Bezerra)

Fortaleza registrou, no intervalo entre as 7h desta sexta-feira (18) e as 7h deste sábado (19), sua maior chuva desde o início da Pré-Estação, em dezembro de 2018. O acumulado no intervalo de 24 horas foi de 105 milímetros.

 

Até hoje, a maior precipitação havia sido registrada no dia 23 do mês passado, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 89 mm.

 

Além da maior chuva deste período que antecede a Estação Chuvosa, o acumulado também é, até este momento, o maior do Estado entre ontem e hoje, seguido de Senador Sá (104 mm), Amontada (96 mm) e Umari (83 mm). Os dados, que ainda são parciais, apontam, registros em mais de 80 municípios.

 

As chuvas mais intensas para este fim de semana já haviam sido indicadas na previsão realizada pela Funceme nesta sexta. A rede de radares mostra, inclusive, chuvas em todo a faixa litorânea, desde cedo. A nebulosidade no litoral está associada, principalmente, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) costa norte do Nordeste.

 

Para hoje, o Ceará terá céu nublado com eventos de chuva no Litoral e na Ibiapaba ao longo do dia. Nas demais regiões,nebulosidade variável com eventos de chuva. Para o domingo (20), nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.