PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fortaleza amanhece com forte chuva acompanhada de raios e trovões

21 de fevereiro de 2019 - 11:13 # # # #

 

As precipitações em Fortaleza concentram-se, principalmente, no período da manhã (FOTO: Candice Machado)

As precipitações em Fortaleza concentram-se, principalmente, no período da manhã (FOTO: Candice Machado)

Fortaleza amanheceu, nesta quinta-feira (21), sob fortes precipitações, que vieram acompanhadas de raios e trovões. Conforme indicado, já nesta quarta (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão era de eventos de chuva durante a manhã e madrugada.

De acordo com o meteorologista da Funceme Raul Fritz, nuvens do tipo cumulonimbuns, que possuem grande desenvolvimento vertical e são conhecidas por nuvens de tempestade, formaram-se devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está localizado a leste da região Nordeste. Na Capital, o acumulado mais expressivo chegou a 54,6 milímetros.

“A banda [de nuvens] oeste do VCAN formou uma linha de nuvens de chuva que alcançou municípios do Ceará, desde o centro do Estado até a Região Metropolitana de Fortaleza”, comenta Fritz.

Por meio da Starnet, rede internacional de detecção de descargas elétricas atmosféricas coordenada pelo Laboratório de Sensoriamento Remoto Meteorológico de Tempestades (Storm-T) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), observa-se que o Ceará foi atingido por raios em diversas regiões, incluindo a área de Fortaleza.

“Nuvens muito desenvolvidas verticalmente, ou seja, de grande altura desde a sua base até o topo, tais como os cumulonimbus, podem vir a ficar carregadas eletricamente. Centros de cargas elétricas intensas, positivas e negativas, se formam dentro dessas nuvens. Em determinado momento, a nuvem descarrega a grande tensão elétrica acumulada dentro dela através de um caminho de plasma na atmosfera, transportando elétrons por ele na forma de uma corrente elétrica, de maneira tão rápida que faz o ar ao redor se aquecer e se iluminar, resultando no fenômeno do relâmpago, que ao atingir o solo é chamado de raio. O raio pode descer da nuvem para o solo ou percorrer o caminho contrário do solo até a nuvem”, explica o meteorologista da Funceme.

Para os demais períodos do dia, em relação à Fortaleza, a previsão é de céu nublado. Nas demais região, nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do Estado.

Balanço parcial

No balanço de chuvas referente ao intervalo de 7h de ontem até as 7h de hoje, a Funceme indica registros em, pelo menos, 101 municípios. Os maiores acumulados informados deste período de 24 horas foram em dois postos de Beberibe:  Lagoa Funda (96 mm) e Uruau Carrapicho (95 mm). Os dados serão atualizados ao longo do dia.