PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Municípios do Litoral Norte registram maiores chuvas entre sábado e domingo de Carnaval

3 de março de 2019 - 10:24 # # # # #

Para este domingo, os meteorologistas da Funceme indicam cenário semelhante ao observado ontem: nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, há possibilidade de chuvas.

Com 121, 3 mm, Jijoca registrou a maior chuva do Estado em 24 horas (FOTO: Marcus César)

Com 121, 3 mm, Jijoca registrou a maior chuva do Estado em 24 horas (FOTO: Marcus César)

Municípios localizados na macrorregião do Litoral Norte do Ceará registraram as maiores chuvas do intervalo entre as 7h deste sábado (2) e as 7h deste domingo (3). O balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda é parcial e será atualizado ao longo do dia.

No que se refere ao intervalo de 24 horas citado, há registros de chuvas em, pelo menos, 95 municípios, sendo os maiores em Jijoca de Jericoacoara (121,1 mm), Granja (119 mm), Massapê (118,6 mm) e Uruoca (118 mm).

No Litoral de Fortaleza, área que compreende 14 municípios, os maiores acumulados foram em Itaitinga, com 72 milímetros, e na própria Capital, como 35,8 mm, no posto de Messejana.

As áreas em que as maiores precipitações foram registradas foram aquelas com maior possibilidade de chuvas, isto é, no centro-norte do Estado, conforme já havia indicado a Funceme na previsão do tempo na última sexta (1º) e reforçado ontem.

Tais precipitações estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, assim como a borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este último, apesar de colaborar para chuvas no centro-norte, não está favorecendo ao sul, devido à posição do seu centro, área que inibe a formação e o crescimento das nuvens.

Para este domingo, os meteorologistas do órgão estadual indicam cenário semelhante ao observado ontem: nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, há possibilidade de chuvas.

Para a segunda-feira (4), a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o Ceará.